Casa Inflável de Concreto


À primeira vista parecem ser as casas dos Teletubbies, personagens de uma série para crianças. Na verdade, é tudo verdade: são as Binishell, casas construídas em um resort no Caribe, construído com cúpulas de concreto armado ao nível do solo, levantadas com a pressão do ar.
Na realidade, as verdadeiras e próprias casa infláveis, criados pelo italiano Nicolò Bini, com uma técnica semelhante ao utilizado para o revestimento de papel marche nos objetos.

Barato, ambientalmente amigável, rápida e fácil de implantar. Este é o princípio subjacente a estas pequenas bolas que entram para a vida na base de uma câmara de ar de forma esférica.
A “bolona”, uma vez posicionada, é recoberta com barras de metálicas de reforço e concreto úmido e, em seguida, inflado. O endurecimento do material, a câmara de ar pode ser desinflada e removida (e reutilizados), deixando a estrutura em forma de cúpula terminada e pronta a ser definida e habitada.


O sistema criado do arquiteto Bini nasceu no 1964 com primeiro protótipo, criado em Crespellano, na província de Bolonha, em Itália, e desde então se espalhou ao redor do mundo: mais de 1.600 instalações em todos os continentes, a partir de pequenos bangalôs construídos para os países em desenvolvimento , até o imponente “ginásio bolha”.
Certamente essas casas são uma solução rápida e de baixo custo para os refugiados e as pessoas em necessidade, mas o uso pode ser o mais diferente: escolas, bases militares, estádios, alojamento (já feita na Expo Osaka, em 1970 ) e, agora, um resort no Caribe. Custos?
Tudo na construção tem custo limitado a cerca de US $ 3.500. Cada estrutura também é possível com diferentes materiais e locais, adaptáveis a diferentes formas para atender às necessidades de customização ou velocidade de construção em caso de emergências.
É este o futuro das casas? Custo sustentável e de baixo custo?

O que acharam? Interessante né?

Grande abraço,
Angelica Colombo Ponciano
Técnica em Edificações
CREA-SC: 125554-5



Um comentário:

  1. Cara Angélica , gostei muito desse tipo de construção, temos empresas para atender no brasil, qual o contato. Segue o meu contato . ssoalheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir